O National Building Museum anunciou que Dolores Hayden, professora emérita de arquitetura, urbanismo e estudos americanos na Universidade de Yale, recebeu o Prêmio Vincent Scully deste ano. Como historiadora urbana e arquiteta, Dolores Hayden concentrou-se ao longo de sua carreira na política do lugar e nos estereótipos de gênero e raça incorporados em ambientes construídos nos Estados Unidos. Como a 24ª ganhadora do Prêmio Vincent Scully, Dolores Hayden se junta a outros premiados, incluindo Mabel O. Wilson, Elizabeth Meyer, Robert Campbell e Inga Saffron.
"Com foco na política do lugar, estudos de gênero e planejamento urbano, Dolores Hayden é uma verdadeira pioneira no uso do ambiente construído para documentar a história de gênero, classe e raça. Estamos empolgados em reconhecer suas realizações e impacto, que se alinham estreitamente com o trabalho e a missão do Museu em torno da equidade e da promoção da justiça social no ambiente construído". - Aileen Fuchs, presidente e diretora executiva do National Building Museum
A cerimônia de premiação, agendada para segunda-feira, 3 de outubro de 2022, incluirá uma apresentação da professora Hayden. Ela discutirá o “urbanismo do cuidado” e os benefícios do investimento das cidades em infraestrutura pública que vai além do abastecimento de água, ruas pavimentadas e escolas para incluir creches gratuitas nos locais de trabalho e cozinhas públicas. Durante esta apresentação, a professora Hayden defende e promove um “urbanismo do cuidado”, como parte integrante do desenvolvimento sustentável. Ela se baseará em seu trabalho documentando os primórdios do conceito da década de 1860 até a década de 1920, quando as mulheres propuseram uma definição mais ampla da infraestrutura pública.
A partir da década de 1970, Dolores Hayden foi pioneira na análise dos ambientes construídos americanos com foco na história de gênero, classe e raça. Três de seus seis livros premiados criticam a habitação especulativa e o desenvolvimento comercial: Redesigning the American Dream, Building Suburbia e A Field Guide to Sprawl. As comunidades do materialismo feminista são exploradas em The Grand Domestic Revolution, enquanto Seven American Utopias é focado nas cidades-modelo dos socialistas do século XIX. Hayden também fundou uma organização sem fins lucrativos para celebrar o trabalho de mulheres, homens e crianças de todas as origens étnicas no centro de Los Angeles.
"O trabalho de Dolores Hayden continua a pesquisa de Vincent Scully sobre arquitetura e urbanismo americano. Seu trabalho desenterra precedentes construídos pouco conhecidos de tipos de habitação socialmente progressistas e exige que questionemos quais necessidades e aspirações foram atendidas pelas políticas que fabricaram 'o sonho americano'. Sua voz poderosa inspirou e encorajou diversos públicos, incluindo feministas da próxima geração, urbanistas e planejadores do Novo Urbanismo, e continua sendo extremamente relevante". - Ellen Dunham-Jones, Presidente do Júri do Prêmio Scully
O Prêmio Vincent Scully foi estabelecido em 1999 para reconhecer práticas, estudos ou críticas exemplares em arquitetura, preservação histórica e design urbano. Vincent Scully, o primeiro a receber o prêmio, foi Professor Sterling Emérito de História da Arte na Universidade de Yale. Por mais de quatro décadas, seu ensino e bolsa de estudos influenciaram proeminentes arquitetos, urbanistas e outros. A vencedora do Prêmio Vincent Scully foi selecionada por um júri, incluindo os membros James Corner, Paul Goldberger, Walter Hood, Elizabeth Plater-Zyberk e liderado pela presidente Ellen Dunham-Jones.